[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_title margin_top=”” margin_bottom=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” size=”1″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=””]
Tudo que o Google sabe sobre você
[/fusion_title][fusion_separator style_type=”default” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”15px” bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text]
Blog Justweb – Abril 2019
[/fusion_text][fusion_imageframe image_id=”655″ style_type=”none” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”none” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://justweb.com.br/wp-content/uploads/2019/04/capa-41.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”default” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” sep_color=”” top_margin=”15px” bottom_margin=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” /][fusion_text]
O Google costumava ser apenas um mecanismo de pesquisa, mas com o passar dos anos foi se aperfeiçoando e se tornou a gigante de tecnologia que é hoje. Você, sem dúvida, já pesquisou algo no Google. E, provavelmente, tem uma conta.
Pode parecer óbvio, mas é necessário ter uma conta para que o Google identifique você. Sem uma conta, o Google pode ter apenas dados anônimos sobre você, como um cookie em um telefone ou computador, mas é impossível saber quais dados são (assim como é impossível para o Google saber quem você realmente é). Desta forma, todas as informações dependem do fato de você estar conectado à sua Conta do Google, o que, convenhamos, certamente, você tem.
Como saber se você tem uma conta? Fácil! Se você já fez login em um smartphone ou tablet Android, usou o Gmail ou usou o YouTube como um usuário registrado, você tem uma conta da gigante de tecnologia. O e-mail e a senha que você usa para essas coisas (ou Google Agenda, Documentos, Drive, etc.) são sua Conta do Google.
Dados básicos que o Google, provavelmente, tem sobre você:
- Nome, sexo e data de nascimento;
- Endereços de e-mail;
- Números de telefone;
- Onde mora;
- Onde trabalha;
- Sites que visitou;
- Pesquisas que fez;
- Preferências de anúncios;
- Seus interesses;
- Lugares que visitou no mundo todo;
- Histórico de pesquisa do YouTube;
- O que você disse ao Google Assistente, caso utilize.
Quão bem o Google te conhece:
Certamente você utiliza muito a busca do Google, hoje em dia temos o hábito de pesquisar sobre quase tudo na internet, seja uma dúvida, um produto, alguma notícia… E o Google é o maior e mais utilizado mecanismo de busca online. Ele coleta muitos dados sobre as pesquisas que você faz, já que isso diz muito sobre você.
Faça login, acesse o Google e veja o histórico de pesquisas que ele mantém sobre você. Outras informações também podem ser encontradas nos detalhes da sua conta, acesse https://myaccount.google.com/ para ver os dados básicos que você forneceu ao Google. Vá para o Painel e você pode ver os registros de uma variedade de ferramentas e suas respectivas atividades. Esse é um painel importante para descobrir o que a empresa sabe sobre você.
Como ver sua atividade no Google:
É possível ver isso com facilidade, basta acessar sua conta, clicar em Dados e personalização > Controles de atividade. Essa ferramenta fornece uma linha do tempo de eventos e a capacidade de excluir esses eventos individualmente, caso deseje. Para remover itens basta clicar nos três pontos verticais em qualquer item da sua atividade para acessar a opção Excluir. No entanto, lembre-se de que somente você pode ver esse registro de atividades: ele não é visível para outras pessoas.
Como impedir que o Google colete seus interesses:
Você pode desativar anúncios segmentados por interesse simplesmente desativando Personalização de anúncios. Desativando esta função, todas as propagandas mostradas em seu computador serão mostradas sem relação com sua navegação — lembrando que elas não vão parar de ser exibidas.
Você também pode optar por permitir que os proprietários de sites acompanhem você pelo Google Analytics ou não. Basta ir para a página de desativação do Google Analytics.
Onde o Google acha que você esteve:
Uma das opções disponíveis em Controles de atividade é a capacidade de descobrir onde o Google pensa que você esteve. Você pode ir diretamente para o Histórico de Localização. Normalmente, isso é rastreado com o uso do GPS em seu telefone: é provável que, mesmo que você não use um smartphone Android, ainda esteja conectado à sua conta do Google em um iPhone. Para impedir que o Google colete informações de localização, basta clicar em Histórico de localização e desativá-lo.
Por quê o Google coleta suas informações?
Como você pôde perceber, os dados coletados pelo Google vão desde informações básicas e simples gostos pessoais até lugares que você frequentou. A principal razão pela qual o Google rastreia todos esses dados sobre você é que ele pode segmentar publicidade com mais êxito e, dessa forma, sejam exibidos anúncios mais relevantes para você. Isto tem o intuito de pagar pelos serviços gratuitos que você acessa. É uma maneira da empresa obter renda e se manter, uma vez que seus produtos são gratuitos para o público. Dependendo do seu ponto de vista, isso pode ser uma ameaça à sua privacidade e segurança ou uma maneira interessante de utilizar serviços e produtos gratuitamente.
Todas as informações que a empresa armazena sobre você podem ser editadas, excluídas e pausadas nas configurações da sua conta, tudo de uma maneira bem simples e intuitiva.
Gostou de descobrir tudo o que o Google pode armazenar sobre você? Depois de conhecer estas dicas, vai continuar mantendo seu histórico ativo? Vale lembrar que outros sites, como o Facebook, também adotam práticas semelhantes para segmentar publicidade em suas plataformas.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]